Sítio Shalon

O cafeicultor Valdinei Rezende Leles trabalha há sete anos com cafés especiais em seu Sítio Shalon, na Comunidade Rural do Estouros, em Araponga-MG. Ele nasceu e cresceu no município, na região das Matas de Minas, com seus 14 irmãos que dividiram a infância na propriedade dos pais Gabriel e Maria Celeste Leles, já produtores de café, desde 1971. Na partilha das terras da família, Valdinei herdou parte do seu sítio, onde continuou produzindo os grãos ainda vendidos em coco, no modelo commodity.

Por 20 anos, ele dedicou-se ao trabalho na lavoura e em seu açougue, no Centro de Araponga, mas há seis anos, convenceu a esposa Andreia Macedo Ramos Rezende e o filho Nathan Ramos Rezende a se mudarem para a zona rural. “Antes, a gente morava na cidade porque minha esposa é professora e a escola do meu filho era no Centro. Agora, conseguimos conciliar tudo e vir para cá. Fechei o comércio e me dedico totalmente à produção nas lavouras”, conta o cafeicultor. Andreia afirma que também gosta da vida no campo e, quando pode, apoia o marido no café. “A família da minha mãe produzia café. Convivi pouco com essa realidade, mas sempre gostei de planta e da zona rural. Além disso, nosso filho gosta muito daqui”.

Com a dedicação integral ao trabalho no campo, Valdinei pode investir na melhoria da qualidade do café. Com intuito de agregar valor ao produto final, comprou maquinário para despolpar os grãos maduros, finalizando a secagem do café em secador, após passar pelo terreiro de cimento. Com a aplicação destes processos, o cafeicultor já conseguiu produzir cafés de alta qualidade.

Técnicas de plantio

 A colheita no Sítio Shalon é feita toda de forma manual e com o auxílio de derriçadeiras. Após colheita, os grãos são separados em verde, maduro e boia. O cereja é descascado e a secagem é feita em terreiro de cimento. De cada lote é retirada uma amostra que passará por prova para confirmar as características e pontuações da bebida.

 Da produção total, 10% é vendido para cafeterias e torrefação, já o restante é dito para empresas para exportação.

 – Hectares plantados –  cerca de 9 hectares plantados

– Média de produção –350 sacas

– Espécies plantadas de café – 100% arábica – Catuaí Vermelho (90%) e experiências com Catiguá

– Altitude da lavoura – entre 1.150 a 1.315 metros de altitude

– Funcionários: quatro famílias de meeiros e contratações temporárias no período de colheita.

 Ações de Sustentabilidade

 Hoje a propriedade de Valdinei possui 20 hectares de extensão, sendo seis hectares de Mata Atlântica preservada. Outra ação de responsabilidade ambiental é a preservação das nascentes em todo território. O uso de agrotóxico é feito de forma consciente, apenas em situações pontuais para conter algum problema de fungo, e a adubação é 90% química. A propriedade não usa randap para conter ervas daninha, apenas roçadeiras.

 Canais do Produtor

 O café do Sítio Shalon pode ser adquirido diretamente com o proprietário Valdinei Rezende. Mais informações nos contatos abaixo:

 WhatsApp: (31) 9 8337 6507



_FDF2851
_FDF2857
_FDF2858
_FDF2873
_FDF2893
_FDF2914
_FDF2923
_FDF2936
_FDF2948
_FDF2959
_FDF2961
_FDF2965
_FDF2979
WhatsApp Image 2021-08-23 at 10.05.59

Certificação

Premiações


  • 2018
  • 2017
2018
2º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do SENAR MINAS – Matas de Minas, 2° Lugar, Nota 88,42
2017
1º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do SENAR MINAS – Matas de Minas, 2° Lugar, Nota 88,7
pt_BRPortuguese