Fazenda Serra do São Bento

 O cafeicultor Dimas Mendes Bastos, da Fazenda Serra do São Bento, faz parte da quarta geração de sua família a trabalhar com o café. A paixão pelo cultivo norteou sua vida desde a infância, quando observava a mãe lavando o café e o pai, José Lourenço Mendes, nas lavouras e na seca dos grãos, em Sericita, Minas Gerais. Ali ele aprendeu as principais técnicas do processo de secagem. Além da bebida, os pais do senhor Dimas cultivavam gado e arroz, e outras culturas menores como milho e feijão.

Em agosto de 1979, José Lourenço fez um bom negócio ao adquirir as terras em Araponga-MG, mais precisamente, no distrito de Estevão Araújo. O vilarejo também é conhecido como São Bento, por isso o nome herdado pela fazenda. Dimas, ainda solteiro, arrendou as terras para produzir café e fixar residência no município. “Desde que vim para cá já tinha visão que seria um bom lugar para plantar lavouras, mesmo em altitude”, conta o cafeicultor. Mas o sonho foi sendo realizado aos poucos, já que o mercado não estava tão favorável até o início da década de 90. Neste período, ele também trabalhou com gado de corte e depois de 94 recomeçou nas lavouras de café.

Os cafés especiais entraram na vida do senhor Dimas, em 2003, quando fez seu primeiro terreiro de cimento e comprou o descascador e lavador para o beneficiamento dos grãos. “Virei para o meu pai e falei das dificuldades e que queria investir na produção de especiais, mas, para isso, precisava comprar o descascador. Pedi um empréstimo, só que ele me deu a máquina e, no mesmo ano, retribuí o presente com o segundo lugar em um concurso regional”, relata. No mesmo ano, as terras foram doadas para ele pelo pai, tornando-se o proprietário da fazenda.

Hoje, os três filhos de Dimas, Tiago Lopes Mendes, Talles Lopes Mendes e Lucas Lopes Mendes herdaram o ofício e apoiam o pai nas produções. A esposa Maria Nascimer Viana também ajuda o marido no negócio familiar e afirma que Dimas, mesmo com seus 70 anos, não cansa quando está no terreiro. “Ele ainda puxa café e faz tudo isso com muito amor!”. Durante colheita, a fazenda recebe 20 famílias parceiras que trabalham em mutirão.

O principal comprador do café da Fazenda Serra do São Bento é a empresa italiana Illy Café. O senhor Dimas explica que a empresa veio para região, no início da década de 90, quando ganhou novo título de Matas de Minas, com intuito de distanciar a má fama que os cafés da Zona da Mata tinham, quando chamados de ‘Café Rio Zona’. Araponga foi uma das primeiras cidades a se destacar com os cafés especiais na região.

Seu café de excelência já foi premiado como segundo melhor café pelo concurso Cup off Excellence, em 2012, e das 18 vezes que participou da seletiva de melhores cafés feita pela empresa Illy, ficou como finalista em 15 edições.

 Técnicas de plantio

 Os cafés da Fazenda Serra do São Bento passam por todo beneficiamento ainda na propriedade. Depois da colheita manual e semi-mecanizada, com auxílio da derriçadeira, os grãos são lavados e separados em quatro tipos de café: cereja, o verde, o boia passas e o boinha. O cereja é descascado e a secagem ocorre em terreiro de cimento.

O cafeicultor diz que deseja trabalhar com agricultura regenerativa, futuramente, sem o adubo e o mínimo de agrotóxico possível. “Pretendo parar de usar o glifosato para a capina. Hoje faço duas adubações minerais por ano e calagem para correção do solo. A intenção é melhorar ainda mais a, cada ano, a qualidade da bebida”, detalha Mendes.

Os cafés são todos provados, e, conforme a pontuação que alcança, são separadas amostras para concurso.

 – Hectares plantados –  cerca de 70 hectares

– Média de produção – 1.400 sacas média / ano

– Espécies plantadas de café – 100% arábica – Catuaí Vermelho (99%)

– Altitude da lavoura – entre 870 metros a 1.400 mil metros de altitude

– Funcionários – 20 famílias parcerias durante a colheita e diaristas para cuidados no terreiro

 Ações de Sustentabilidade

 Do total da propriedade, cerca de 10% é de mata preservada.

 Canais do Produtor

 O café da Fazenda Serra de São Bento pode ser adquirido, diretamente, com o proprietário Dimas Mendes. Mais informações nos contatos abaixo:

WhatsApp: (31) 99719-2632



_FDF2594
_FDF2667
_FDF2680
_FDF2685
_FDF2705
_FDF2739
_FDF2752
_FDF2757
_FDF2785
_FDF2790
_FDF2792
_FDF2822
_FDF2831
_FDF2838

Premiações


  • 2013
  • 2012
  • 2009
  • 2006
2013
Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, 3° Lugar
2012
Cup of Excellence da BSCA, 2° Lugar, Nota 91,5 Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, 3° Lugar, Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, 4° Lugar
2009
Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, 4° Lugar Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, 6° Lugar
2006
Finalista no Cup of Excellence da BSCA
pt_BRPortuguese